Dona Mena – Chef Marcelo Barcellos

Ao sair de casa hoje para o Almoço de Páscoa e Família, não fazia idéia do que viria pela frente. Sai com minha esposa e dois filhos em direção a CADEG-RJ (Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara – O Mercado Municipal do Rio de Janeiro). Vamos sempre lá com familiares e amigos. Adoro o lugar: é simples, há flores, comidas, vinhos e produtos de cozinha, em geral dos simples aos mais sofisticados.

Para variar chegamos atrasados (não é fácil sair com duas crianças e uma esposa): foi a sorte! Meu sogro chegou cedo e escolheu o lugar.

Enquanto eu olhava as lojas de vinhos ainda abertas minha mulher disse: – Meu pai sentou em um restaurante novo do Marcelo, mesmo dono do Barsa. Eu respondi: –IMG-20150405-WA0044Ótimo! Como adoro o Barsa (principalmente seu Arroz de Pato), pensei que seria bom conhecer um lugar novo do mesmo chef.

Ao entrar no Dona Mena (homenagem a mãe do Chef) o ambiente acolhedor e delicadamente pensado já me chamaram a atenção, o lugar é bem bacana, mas essa parte seria para minha mulher comentar, ela percebe todos os detalhes do bom gosto da decoração. Eu… Vou mostrar fotos…IMG-20150405-WA0042

Segundo o próprio Chef Marcelo Barcellos o restaurante ainda não inaugurou, ele afirma que está somente “testando as máquinas”. Me pergunto que experiências teremos quando a fase de teste acabar.

O serviço foi ótimo! Fomos atendidos pelo Felipe, no mezanino, que fez nossa experiência agradável e IMG-20150405-WA0041intimista. Foi super atencioso com todos da mesa e principalmente com meu filho de 4 anos que perguntava tudo. E o próprio Chef Marcelo esteve algumas vezes na mesa explicando os pratos, e a ideia do novo restaurante, fato que sempre o vejo fazer também no Barsa.

IMG-20150405-WA0045Finalmente vamos à comida! Segundo o Marcelo a ideia é fazer com que a comida nos traga boas lembranças, das comidinhas da mães ou das avós. Para mim, foi dito e feito! Começamos por um linguiça mineira acebolada que derretia na boca, acompanhada por pães caseiros que tirou alguns suspiros da minha esposa e do meu filhote. Para o prato principal, pedimos uma Feijoada com Feijão vermelho e carnes especialmente selecionadas, como nos contou o Chef, para trazer um sabor de roça. Para mim a lembrança foi de uma feijoada preparada em fogão à lenha, pela D. Lourdes, mãe da minha Comadre Elisangela, em um dos aniversários realizados em seu sítio no interior de São Paulo.IMG_20150405_162832082

Ou seja, para mim a proposta funcionou!

Para sobremesa pedimos um mix de doces caseiros (doce de leite, banana e abóbora) com queijo, que todos experimentaram e adoraram, o que gerou para o meu filho um certo estresse, pois comemos o doce dele!

O cardápio ainda está em produção e acho que podemos esperar algumas boas surpresas. O preço foi acessível, gastamos cerca R$ 80,00 por pessoa incluindo bebidas (suco, água, cerveja e um espumante nacional) e a sobremesa.

Super recomendo a visita à CADEG e o almoço no DONA MENA.

Agradeço a equipe do restaurante e ao Chef Marcelo pela comida, pela simpatia e atenção que nos proporcionaram um ótima tarde de Páscoa!

IMG-20150405-WA0043

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *