Sucesso Profissional x Financeiro x Pessoal

Man Walking up Ladder to Clouds

Há alguns dias uma pessoa muito próxima e importante para mim disse que queria conversar e tinha duas perguntas para me fazer. Não nos encontrávamos pessoalmente há meses e logo me dispus a responder. E vieram as seguintes perguntas: 1) O que é sucesso profissional para você? Você acha que já conseguiu? 2) O que você considera sucesso pessoal?

Essas perguntas me pegaram de surpresa e me deixaram estupefato, não porque não tivesse a minha resposta, mas por vir de uma pessoa que eu considerava um cara de sucesso em todos esses quesitos! Como é a vida?!

Falei para ele: – Bom, perguntas simples que você me fez… (rsrs). Mas como boa parte de nossas conversas são “cabeça”, e acho que é por isso que gosto tanto dele, decidi responder. Mas antes da resposta vale dizer que esse cara tem uma qualidade (na minha opinião) de aceitar as pessoas como elas são, e entendo que ele sempre fala a verdade, apesar de discordarmos frequentemente.

Mas voltemos à resposta, depois da rasgação de seda… Falei para ele que sucesso profissional para mim era o mais fácil de definir, pois sou da área de saúde, e mais especificamente da reabilitação, e receber um agradecimento de um paciente dizendo que você o ajudou a ganhar ou recuperar sua qualidade de vida, não há nada que pague.

– Para mim isso é sucesso profissional.

Mas, ele muito “amigo”, não deixou barato: – Entendi que isso é mais fácil de responder em sua profissão, mas e quanto à sua empresa, que não é de assistência em saúde?

Pois é, essa sim é uma resposta nada fácil!

– Acho que é o crescimento gradativo e, quem sabe um dia, viver da empresa.

E ainda acrescentei: – Coisa que você já faz há anos. Você vive de sua empresa, e de forma confortável, emprega um bom número de pessoas, e sua empresa continua crescendo. Eu considero isso sucesso profissional e você um cara de sucesso.

Ele pensa e responde: – O problema é que queremos sempre mais! E emenda: – Você acha que tem sucesso financeiro?

Eu respondo prontamente que sim! Eu venho de uma família sem posses e aos 34 anos vivo do meu trabalho (muito trabalho, diga-se de passagem), moro na zona sul do Rio de Janeiro, em um apartamento amplo e confortável, consigo viajar com uma frequência razoável, e juntamente com minha esposa damos conta do recado.

Mas ele continua: E você está satisfeito?

Novamente eu respondo prontamente que sim! Ainda tenho dois filhos que amo, trabalho com o que gosto, me considero um cara de sucesso profissional, financeiro e pessoal.

Ele pergunta novamente: E você não quer mais nada?

E depois de poucos segundos respondo: – Acho que entendi onde você quer chegar! Quero sim, muitas outras coisas!

Ele: – E isso te deixa frustrado?

E surpreendentemente e com certo alívio respondo veementemente: NÃO! E sigo em um exemplo real: – Amigo, você lembra que há dois anos quando acabei a obra do meu apartamento eu te disse que agora eu só sairia daqui para a “morada eterna”… besteira! Agora eu quero morar em Ipanema! E sorri com certa vergonha de admitir, mas continuei: – O que não quer dizer que não estou satisfeito com onde moro. Ao contrário, amo minha casa!

Ele emenda novamente: – O problema é que queremos sempre mais!

Ele está certo na afirmação! Sempre queremos mais! E o que há de errado nisso! Na minha opinião: NADA SE… (rsrsrs)

Nada se você fizer disso um objetivo que te leve à frente;

Nada se você não abrir mão de viver o momento para alcançar o tal próximo objetivo;

Nada se entendermos que o que de fato vale é o caminho até lá e não o objetivo por si só.

Vivemos no presente! A felicidade é o hoje! Não adianta querer colocar a felicidade somente nesta ou naquela “conquista”. A felicidade e a realização está em acordar e ser melhor hoje do que ontem, em entender que hoje foi mais um passo, e por mais que planejemos, e acho que devemos fazê-lo, Hoje é o dia da realização, da felicidade.

A utopia, assim como os objetivos, servem para andarmos em sua direção, e somente isso. Hoje não sabemos se vamos chegar, mas estamos caminhando e devemos nos realizar com a paisagem que nos cerca, pois com certeza, melhor ou pior, amanhã a paisagem será outra!

Lascas LF

One Comment on “Sucesso Profissional x Financeiro x Pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *